Apresentação da AAC

A Associação Académica de Coimbra é uma instituição com 129 anos que prima por se ter demarcado como uma das mais ecléticas do país. Ao longo da sua longa existência, a AAC mostrou ser capaz de responder aos desafios da sociedade portuguesa, estando na linha da frente na defesa e enriquecimento dos estudantes. Hoje possibilita uma miríade de expressões culturais e desportivas aos seus sócios, servindo a cidade e a academia num trabalho vasto. Eleita melhor academia no desporto universitário por 3 anos consecutivos no passado, e entidade organizadora dos European University Sport Association Games em 2018, a AAC apresenta um aporte desportivo capaz, tornando a sua candidatura, em parceria com a Universidade de Coimbra e Câmara Municipal, uma oportunidade única de fazer dos CNU's 17 um evento de sucesso.


A AAC esteve ligada ao movimento do Desporto Universitário desde cedo, inclusivamente, os primeiros Campeonatos Regionais Universitários realizaram-se em Coimbra. Através do desporto, a Associação Académica de Coimbra ficará para sempre ligada à história de Portugal com a participação da AAC na final da Taça de Portugal de 1969.


Tem a seu cargo diversos departamentos culturais, de apoio ao estudante e desportivos. A nível desportivo, podemos afirmar que a AAC faz parte da história em Portugal. Durante vários anos as equipas das secções desportivas eram constituídas exclusivamente por estudantes, o que as tornava únicas, competindo estas nos Campeonatos Nacionais das respetivas modalidades. Inevitavelmente, e visto ser uma associação de estudantes, esta instituição, juntamente com outras, foi impulsionadora do Desporto Universitário em Portugal, tendo sido uma das associações fundadoras da Federação Académica do Desporto Universitário.


— AAC em números

129 anos de história
26 secções desportivas
16 secções culturais
8 organismos autónomos
26 núcleos de estudantes
10 títulos Europeus na FISU
13 títulos Europeus na EUSA

About